O Remo Rubro-Negro – Museu Flamengo

O FLAMENGO NASCEU NO REMO

Um grupo de jovens, em sua maioria do bairro que daria nome ao futuro Clube de Regatas, decidiu criar uma agremiação para participar das provas de rowing, sensação no Rio de Janeiro do fim do século XIX. Eles compraram uma baleeira de segunda mão para ser todo o patrimônio do então Grupo de Regatas do Flamengo. Mas, no domingo, 6 de outubro de 1895, quando foram buscar a embarcação, chamada Pherusa, na Praia do Retiro Saudoso, e a colocaram no mar para chegar à Praia do Flamengo, uma tempestade quase acabou com os planos. O dramático naufrágio fez os jovens remadores lutarem pela vida. Dias depois, já recuperados do susto, eles enfrentaram outro revés: a Pherusa foi furtada e nunca mais apareceu. No dia 17 de novembro de 1895, já com outra a baleeira, a Scyra, eles fundaram o Flamengo, sob o manto da bravura e da resistência.

Ainda em 1895, no dia 15 de dezembro, o Grupo – a mudança para Clube viria sete anos depois – de Regatas do Flamengo participou de sua primeira competição, um evento organizado pelo clube Gragoatá, em Niterói. Na prova, a embarcação Scyra teve como patrão José Félix da Cunha Menezes e os remadores Nestor de Barros, Felisberto Laport, Mario Spínola e Mauricio Rodrigues Pereira.

A primeira vitória viria em 1898, no primeiro campeonato organizado pela União de Regatas Fluminense. Todavia, o Flamengo venceu, mas não levou. Após o triunfo rubro-negro, o Icarahy entrou com um recurso e a conquista foi revogada. No ano seguinte, não teve jeito, o Flamengo conquistou duas vitórias na Grande Regata Icarahy, em Niterói, com a canoa a quatro remos Tymbira e com a baleeira a seis remos Ypiranga.

A primeira taça foi a Jarra Tropon, conquistada na regata do IV Centenário do Descobrimento do Brasil, em 1900, nas águas da enseada da Glória.

Disputando Campeonatos Cariocas desde 1898, o Flamengo hoje é o maior vencedor da competição, com 50 títulos. O primeiro foi conquistado em 1916, com destaque para a yole Aymoré. No final dos anos 1910 e início dos anos 1920, o Clube teve em Arnaldo Voigt seu primeiro grande ídolo no esporte.

A fase mais vencedora do Flamengo no seu esporte fundador é conhecida como “Era Buck”. O treinador assumiu o comando em 1962 e venceu 31 dos 35 Campeonatos Cariocas que disputou. Ele treinou grandes nomes, como Harri Klein, Raul Bagattini e Wandir Kuntze.

O remo rubro-negro é cheio de histórias, como as fantásticas travessias entre Rio e Santos. Em 1928, com Antônio João Ribeiro e João Segadas Viana, e depois, novamente, em 1932, com Engole Garfo, Boca Larga e Angelú.

Histórias que começaram na Baía de Guanabara e se fizeram inesquecíveis na Lagoa Rodrigo de Freitas.

E se, hoje, o Flamengo é do tamanho que é, deve isso ao sonho daqueles primeiros remadores.