Patrimônio Histórico – Museu Flamengo

Patrimônio Histórico

MISSÃO

Organizar, controlar, guardar e conservar os valores históricos do Flamengo; incrementar o acervo através de pesquisas e captação de bens e dados; fornecer informações e dar suporte, interna e externamente, com a finalidade de divulgar e preservar a história, as tradições e os símbolos do Flamengo; gerir o Museu Flamengo; e coordenar a execução de projetos, programas e medidas de incentivo à cultura. Trabalhamos todos os dias com raça, amor e paixão para defender, preservar e difundir a cultura flamenga!

O Patrimônio Histórico é composto por quatro áreas principais – museologia, história, educativo e gestão documental – que, em conjunto, cumprem a missão de organizar, controlar, guardar, pesquisar, divulgar e conservar os valores históricos do Flamengo. Além disso, também é nosso trabalho fornecer informações e dar suporte interno e externo, municiar o museu e coordenar a execução de projetos, programas e medidas de incentivo à cultura.

Entenda melhor a função de cada área do departamento de Patrimônio Histórico:

Museologia – é a área responsável pela proteção e garantia do acervo físico – taças, uniformes, registros históricos impressos e mais -, garantindo sua conservação ao longo do tempo, sua catalogação e preparação para ações.

História – é a área responsável pela pesquisa e pela validação da veracidade das informações a respeito da história do Flamengo, aplicando boas práticas metodológicas de pesquisa, ou seja, checando cada fato histórico para que você conheça a verdadeira história do Mengão.

Educativo – é o time responsável por dialogar e comunicar os temas sobre Flamengo, Brasil e Rio de Janeiro com a sociedade, no âmbito da educação não formal, promovendo atividades educativas com grupos variados de pessoas – em sua maioria, crianças em idade escolar, e possibilitando visitas com acessibilidade para pessoas com deficiência. Através dessas ações, a história do Mais Querido é contada não só considerando o que aconteceu dentro dos muros do clube, mas também o contexto social da cidade e do país.

Gestão documental – é a equipe responsável por organizar, mapear, identificar e permitir o acesso às informações decorrentes das atividades administrativas do clube como um todo, através da organização da documentação que descreve essas atividades.