eSports – Museu Flamengo

eSports

Ano de fundação: 2017

Foto: Divulgação Garena Free Fire
Foto: Divulgação-Riot Games

Foto: Divulgação Garena Free Fire

Foto: Divulgação-Riot Games

A entrada do Flamengo nos esportes eletrônicos aconteceu em outubro de 2017. E no ano seguinte veio a estreia no CBLoL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends. O timaço rubro-negro incluía o maior nome da história do LoL brasileiro, Felipe “brTT” Gonçalves, e o bicampeão nacional Thúlio “sirT”. Ainda naquele ano foi garantido o acesso à primeira divisão.

Assim como no futebol, o ano de 2019 foi marcante nos eSports do Flamengo, com a conquista do 2º Split de CBLoL, na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. A conquista valeu vaga na edição daquele ano do Worlds, o Mundial de LoL. Treinado por Gabriel “Von” e Jordan “Lyric”, o esquadrão rubro-negro contava com Felipe “brTT” Gonçalves, Leonardo “Robo”, Bruno “Goku” e os sul-coreanos Byeong-hoon “Shrimp” e Chang-hoon “Luci”.

Após muitas mudanças de gestão da equipe, o Flamengo continuou participando do CBLoL até 2022, quando se encerrou a parceria com a organização Los Grandes. No Academy, o campeonato de base, o Fla também levantou os títulos de 2021 e 2022. A partir de 2023, numa parceria com a Medellin, o clube passou a disputar o Valorant Challengers Brazil.