Natação – Museu Flamengo

Natação

Equipe de natação
Patrícia Amorim
Rômulo Arantes
Ricardo Prado
César Cielo
Fernando Scherer
Fortalezas Voadoras

Equipe de natação

Patrícia Amorim

Rômulo Arantes

Ricardo Prado

César Cielo

Fernando Scherer

Fortalezas Voadoras

Por sua ligação intrínseca com o remo (afinal, a quem se aventura no mar convém ser bom nadador), a natação está presente no Flamengo desde os primeiros dias do clube. A seção rubro-negra da modalidade, porém, só surgiria em 1921. De início, o clube obteria vitórias esporádicas em provas clássicas graças a nomes como Guilherme Catramby Filho e José Augusto Santos Silva.

Mas no fim dos anos 1930, a equipe treinada por Luiz Alves de Lima levantaria um histórico tri carioca em 1938/39/40. No masculino, o destaque era Moacyr Marques Machado. E, no feminino, o quarteto chamado de “Fortalezas Voadoras”, integrado por Piedade Coutinho, Lygia Cordovil, Scylla Venâncio e Geysa Carvalho. Espantosamente, todos esses talentos e conquistas vieram numa época em que o clube sequer tinha piscina para treinar.

Quando enfim o clube inaugurou seu parque aquático, em novembro de 1965, começaram a ser formadas grandes safras de talentos em sequência. Primeiro sob o comando de Rômulo Arantes (que levou o clube ao seu primeiro título no Troféu Brasil – atual Troféu Maria Lenk – de natação em 1968) e mais tarde, a partir do fim dos anos 1970, do grande treinador Daltely Guimarães, à frente da equipe que incluía Rômulo Arantes Junior, Ricardo Prado e Patrícia Amorim e se tornou hegemônica no cenário nacional.

A partir dos anos 1990, mesmo com a perda da hegemonia, o clube ainda deu mostras de força e contou com nomes como Fernando Scherer, Mariana Brochado, César Cielo e Joana Maranhão. Além das várias conquistas estaduais, o Flamengo detém nada menos que 13 títulos do Troféu Maria Lenk e 12 do Troféu José Finkel, as principais competições nacionais, colocando-se entre as três grandes potências do país na modalidade, ao lado do Pinheiros e do Minas Tênis.

Crédito da imagem: Helena Petry