Perácio – Museu Flamengo

Perácio

Nome completo:
José Perácio Berjun

Data de nascimento:
02/11/1917

Local de nascimento:
Nova Lima, MG – Brasil

Data de Falecimento:
10/03/1977

Área de atuação:
Jogador de futebol

Um expedicionário rubro-negro

“Canhão”. Era assim que muitos se referiam aos chutes do atacante mineiro Perácio, por conta da sua força. Destaque, participou da Copa do Mundo de 1938, quando o Brasil – que alcançaria o terceiro lugar, sua melhor colocação até então no torneio – foi eliminado pela Itália, em lance polêmico. Anos depois, teria início o Perácio do Flamengo: no primeiro tricampeonato carioca (1942, 1943 e 1944) do clube, foi peça importante, sendo um dos principais jogadores. Na última campanha, no entanto, participaria por pouco tempo: foi à Itália para lutar na Segunda Guerra Mundial, a serviço da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Só retornaria em agosto do ano seguinte, sendo, inclusive, bastante aclamado. Ídolo dentro de campo, também foi referência de patriotismo nos tempos de Guerra – em um momento de exaltação deste sentimento. Esse foi Perácio: do Flamengo, da FEB e do Brasil. Um expedicionário rubro-negro.

 

Crédito da Imagem: Esporte Ilustrado

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais:

MACHADO, Felipe Morelli. Bola na rede e o povo nas ruas! Estado Novo, imprensa esportiva e torcedores na Copa do Mundo de 1938. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

 

ROCHA, Lucas Abrantes da. Entre títulos, gaitinhas, balas, colunas e Charanga: O fortalecimento da identidade nacional-popular do Clube de Regatas do Flamengo nos anos 1940. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2024.

Veja mais: