Número 22 da Praia do Flamengo – Museu Flamengo

Número 22 da Praia do Flamengo

A primeira sede. O berço rubro-negro. A casa de cômodos de dois andares no antigo número 22 da Praia do Flamengo, onde morava Nestor de Barros, um dos fundadores do Clube, hospedou a primeira sede do então Grupo de Regatas do Flamengo. Era um humilde socavão improvisado. Naquele espaço, o Clube guardava seus barcos e realizava suas reuniões, inclusive a de fundação. Com o tempo, o Flamengo arrecadou dinheiro e conseguiu comprar o casarão, transformando-o de vez na sede do Clube. Nele também passou a funcionar, no segundo andar, a República Paz e Amor, que hospedava pessoas ligadas ao Clube e promovia festas e bailes.

Crédito das imagens: Livro Me Arrebata – Epopeias Rubro-negras – Volume 1. Autor: Maurício Neves de Jesus. Ilustrações: Renato Dalmaso. Editora: Onze Cultural.